Como montar o seu provedor de internet
Nos últimos anos, o setor das telecomunicações, em especial os provedores de internet, vem crescendo cada vez mais, no ano de 2020 por exemplo, o Brasil chegou a 152 milhões de usuários.
Para entrar nesse setor e destacar o seu provedor de internet no ramo, é preciso seguir alguns passos importantes para garantir a qualidade do serviço que será ofertado e também estar regularizado evitando tomar multas e ter demais prejuízos. Abaixo, separamos algumas dicas para que você inicie seu provedor de internet de forma correta.
- Definir e conhecer a região: o primeiro passo é escolher em qual área você pretende atender e qual o tipo de internet (fibra óptica, via rádio, etc.) irá trabalhar, visto que para algumas até mesmo as condições climáticas podem influenciar.
- Regime tributário que irá atuar: é necessário escolher o regime certo, para que assim você não tenha prejuízos com impostos. Lembrando que, para isso é necessário abrir seu CNPJ com um contador especializado na área, ele poderá informar em qual dos três regimes tributários seu provedor se enquadra: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real. Destacando que o provedor de internet não pode ser cadastrado como MEI (Micro Empreendedor Individual), e sim como ME (Micro Empreendedor).
- Regularização perante a Anatel e o CREA/CFT: estar em dia com as obrigações da Anatel e ter autorização para atuar, garante que seu provedor não tenha prejuízos durante uma fiscalização e fique livre de multas. Mas, além de tirar a licença na Anatel, o provedor de internet deve cumprir com outras obrigações com a agência, como por exemplo, o envio das coletas. Se atentando também a contratar um Responsável Técnico certificado para manter o provedor regularizado também no CREA/CFT. Para que toda a parte regulatória seja feita de forma correta e fique em dia com todas as obrigações, é importante que o provedor tenha uma empresa de consultoria especializada no assunto.
- Montar um projeto de rede: deve estar estabelecido a área de atendimento e a porcentagem de ruas ou casas em que prestará o serviço. Para um bom e completo projeto de rede, analise o mercado: quem são os seus concorrentes, quais são os tipos de internet, quais as tecnologias que essa região está pronta para receber em um futuro próximo, entre outros pontos. Tudo isso irá ajudar a entender o cenário que seu provedor se encontra, e na hora de tomar de decisões estratégicas.
- Logística: pense na expansão do seu provedor, em como conquistará mais clientes e um meio para fidelizar os mesmos. Ofereça e garanta um serviço a nível excelência, aumentando a satisfação dos seus clientes e chamando a atenção de possíveis futuros clientes. Outro ponto importante da logística é analisar o número de clientes e a distância que esses se encontram do seu provedor de internet.
- Equipamentos de qualidade e certificados pela Anatel: invista em equipamentos que serão necessários para o tipo de internet que você irá fornecer. De forma geral, para iniciar um provedor os equipamentos mais importantes são linhas telefônicas, modens, softwares, servidores de rede, entre outros.
- Treinamentos: capacite seus funcionários para estarem preparados para prestar um atendimento qualificado e para realizar uma boa gestão do seu provedor, com o foco no cliente e no que ele precisa.
- Inove: fique por dentro das tendências no setor, no que você pode ofertar de novo e diferente aos seus clientes. Reforce a qualidade dos serviços oferecidos, acompanhe as vendas e veja o que pode ser alterado e no que podem melhorar para atrair mais clientes.
De forma geral e resumida, esses são os principais pontos para iniciar seu provedor de internet. Vale ressaltar que é de extrema importância estar legalizado e manter sempre a qualidade dos serviços ofertados pela sua empresa.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Precisa de ajuda para iniciar seu provedor de internet de forma correta?
Entre em contato com a GBX ISP: (19) 9 8741 4364